Home
Doenças Urológicas

CÂNCER DE PRÓSTATA:

É o tumor sólido mais frequente em homens acima de 50 anos e um dos principais responsáveis pela mortalidade masculina. Estima-se atualmente que o risco de ser diagnosticado com Câncer de Próstata é de 1 em cada 6 indivíduos e o risco de morrer pelo câncer de próstata é de 1 em 30 (3,3%). A mortalidade por esse tipo de câncer tem diminuído pela disponibilização da dosagem do PSA que permite diagnóstico precoce, melhora do arsenal de tratamento, popularização da cirurgia e radioterapia e eficácia da quimioterapia usada em casos extremos. Fatores genéticos também são importantes no aparecimento do câncer de próstata. Homens com parentes próximos (primeiro grau: pai, tio, avô e irmãos) que tenham tido câncer de próstata, têm 2,5 vezes mais chance de desenvolver a doença.

Se tiverem 2 parentes próximos o risco aumento para 5 vezes e com 3 parentes o aumento é de 11 vezes. Nestes casos o câncer pode manifestar-se mais cedo, antes dos 50 anos de idade. Fatores de risco: idade, mais frequente na raça negra, história familiar.

O câncer de próstata na fase inicial, também chamada câncer localizado,que significa confinado à glândula, não apresenta sintomas daí a importância da prevenção através de exames periódicos com o urologista.A descoberta precoce do Câncer de próstata é de importância fundamental pois muda o panorama relacionado ao tratamento com maior chance de cura. O exame físico (toque retal) permanece como ferramenta relevante para o diagnostico mesmo com o advento do PSA, assim como a ultrassonografia e a biopsia. Em caso de suspeita da doença seja pelo toque retal, seja pelo PSA torna-se necessário a realização de biopsia da próstata, exame realizado através de ultrassonografia transretal para coleta do material prostático cujo exame confirmará ou não a doença. O tratamento do câncer localizado é feito através da cirurgia radical para retirada total da próstata ou por radioterapia, lembrando que a chance de cura é grande.Para os casos de doença avançada, ou disseminada, outras formas de tratamento são disponíveis como radioterapia, hormonioterapia e quimioterapia em casos extremos.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Agendar consulta